Pular para o conteúdo principal

A PSICOLOGIA E A COMPREENSÃO DOS TESTES DE INTELIGÊNCIA


                            Por Gabriela Silva de Abreu
25/08/2020
 
    A compreensão acerca da linha temporal dos testes psicológicos é de extrema importância para os profissionais, pois a história mostra que, às vezes, os testes eram utilizados em benefício próprio para os grupos dominantes de cada período. Atrelado a isso, sabemos que o mau uso dos mesmos podem acarretar consequências desastrosas. Como a prática da eugenia, onde os grupos podem ser selecionados de acordo com o "nível de inteligência", o que leva a exclusão destes.
    Alguns teóricos, como Gardner, abordam a teoria da Inteligência Múltipla, ou seja, podemos ter diversos setores de inteligência desenvolvidos ou ter apenas algum em específico. Por exemplo: Podemos ser excelentes em matemática e péssimos em Português, ou bom em ambas disciplinas - mas não capazes de aprender um segundo idioma.
    Os testes de Inteligência possuem em comum um fator geral, chamado fator G ou habilidade mental geral – que se associa à capacidade de processamento de informação e é responsável por grande parte da variância observada nas baterias de testes de habilidades específicas (Ones, Viswesvaran & Dilchert, 2005 apud CFP, 2010). Isso, mostra que ainda hoje, o fator G é levado em consideração para a análise e construção dos testes.
Além das descobertas sobre as Teorias da Inteligência, é importante ressaltar que a partir do empirismo, nós profissionais, não devemos replicar os mesmos objetivos dos grupos que aplicavam a eugenia, e sim, continuar adaptando os testes psicológicos na área da Inteligência.
    A propósito, testes que requerem conhecimento técnico sobre como construir, usar, além de outros tópicos, como estatística, diferenças individuais, podem ser aplicados por psicólogos treinados adequadamente ou outros profissionais que recebem autorização em razão de algum treinamento especializado. Um exemplo: testes de inteligência geral ou específica (chamados hoje de Testes de Habilidade Cognitiva).



Referências bibliográficas

CFP - Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão - dISPONÍVEL EM: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Diretrizes.pdf (2010)

CrashCourse - Controversy of Intelligence: Crash Course Psychology #23 - DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=9xTz3QjcloI (2014)

Luciene Garay - (CRP 07/23924) - Psicóloga e Neuropsicóloga - Teorias da Inteligência -AULA 5 - (2020)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurofisiologia da Ansiedade part II

FISIOLOGIA DA ANSIEDADE Como abordado na parte I do trabalho, a revisão anatômica da ansiedade é bastante importante para localizarmos sua ação da mesma sobre o Ser Vivo e na parte II abordaremos sua ação fisiológica. No livro Bem-vindo ao seu Cérebro (Dra.Sandra Aamodt-Dr. Sam Wang) mostra o envolvimento - no processo de ansiedade - das partes anatômicas como a amídala que desencadeia a resposta de “luta ou fuga” sobre os animais, do hipotálamo, do tálamo, do cerebelo, do córtex e ainda mostra que o lobo temporal, uma das divisões do córtex, interage com a amídala e o hipocampo na ajuda para com as reações emocionais. Com todos esses processos citados, já abordados de forma sucinta no artigo de parte I, agora vamos abordar de uma forma detalhada para nosso entendimento. Para sabermos quando nos deparamos com a ansiedade basta nos auto-observar e logo notaremos que nosso coração está acelerado, mãos suadas, tremores, frio na barriga, olhos estagnados e assim vários sinto...

Apresentação Sobre Análise Psicológica do Filme: Uma Mente Brilhante

Análise Psicológica do filme Uma mente brilhante à partir do DMS-V e CID-10 O filme   “Uma Mente   Brilhante”   conta a história, baseada em fatos reais, da vida de John Nash. O qual é diagnosticado com esquizofrenia após a revisão da Teoria econômica de Adam Smith, já antes, mostrando comportamentos diferenciados. Ele conquista o domínio sobre suas alucinações de maneira que suporta ignorá-las com ajuda da sua esposa Alice e sua força de vontade. Não sabia ele que adquiria assim o mais sonhado título das canetas na Universidade, momento esse em que Nash sonhava antes de descobrir a patologia. Vencer a Universidade é a grande meta. Jonh Nash demonstra diante dos seus amigos um comportamento competitivo quando se trata de estudos. O filme inicia com a a imposição do professor, de que os alunos deveriam construir suas “ideias originais” caso quisessem ganhar algum título na faculdade. Frente a isso Jonh se sentiu desafiado por algo mais forte que ele,e  ...

Relatos Selvagens e a Ética

Ética é uma palavra de origem grega que significa conjunto de costumes, hábitos e valores de uma determinada sociedade ou cultura (MARCONDES. D, 2007). Baseado no filme “Relatos Selvagens”, os casos que estão presentes no filme, interagem diretamente com tal definição de ética, ou seja, estão atrelados aos questionamentos que fazemos diante de situações cotidianas, que são elas: “Quero? Devo? Posso?”. De tal modo, será abordado o quarto, o quinto e o sexto caso do filme, para que sejam destacados alguns aspectos positivos e negativos a favor da ética. De início, o quarto caso aborda a história de um engenheiro que realiza implosões de prédios e que é julgado injustamente pelo sistema corrupto apos se deparar diante de um problema no momento em que estaciona seu carro em um local impróprio; e que não recebe o devido carinho da família, segundo ele. A partir desses fatos, para se vingar dessa situação, ele explode um automóvel próximo ao local em que foi destratado. O quinto caso abor...