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A PSICOLOGIA E A COMPREENSÃO DOS TESTES DE INTELIGÊNCIA


                            Por Gabriela Silva de Abreu
25/08/2020
 
    A compreensão acerca da linha temporal dos testes psicológicos é de extrema importância para os profissionais, pois a história mostra que, às vezes, os testes eram utilizados em benefício próprio para os grupos dominantes de cada período. Atrelado a isso, sabemos que o mau uso dos mesmos podem acarretar consequências desastrosas. Como a prática da eugenia, onde os grupos podem ser selecionados de acordo com o "nível de inteligência", o que leva a exclusão destes.
    Alguns teóricos, como Gardner, abordam a teoria da Inteligência Múltipla, ou seja, podemos ter diversos setores de inteligência desenvolvidos ou ter apenas algum em específico. Por exemplo: Podemos ser excelentes em matemática e péssimos em Português, ou bom em ambas disciplinas - mas não capazes de aprender um segundo idioma.
    Os testes de Inteligência possuem em comum um fator geral, chamado fator G ou habilidade mental geral – que se associa à capacidade de processamento de informação e é responsável por grande parte da variância observada nas baterias de testes de habilidades específicas (Ones, Viswesvaran & Dilchert, 2005 apud CFP, 2010). Isso, mostra que ainda hoje, o fator G é levado em consideração para a análise e construção dos testes.
Além das descobertas sobre as Teorias da Inteligência, é importante ressaltar que a partir do empirismo, nós profissionais, não devemos replicar os mesmos objetivos dos grupos que aplicavam a eugenia, e sim, continuar adaptando os testes psicológicos na área da Inteligência.
    A propósito, testes que requerem conhecimento técnico sobre como construir, usar, além de outros tópicos, como estatística, diferenças individuais, podem ser aplicados por psicólogos treinados adequadamente ou outros profissionais que recebem autorização em razão de algum treinamento especializado. Um exemplo: testes de inteligência geral ou específica (chamados hoje de Testes de Habilidade Cognitiva).



Referências bibliográficas

CFP - Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão - dISPONÍVEL EM: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Diretrizes.pdf (2010)

CrashCourse - Controversy of Intelligence: Crash Course Psychology #23 - DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=9xTz3QjcloI (2014)

Luciene Garay - (CRP 07/23924) - Psicóloga e Neuropsicóloga - Teorias da Inteligência -AULA 5 - (2020)


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