Ética
é uma palavra de origem grega que significa conjunto de costumes, hábitos e
valores de uma determinada sociedade ou cultura (MARCONDES. D, 2007). Baseado
no filme “Relatos Selvagens”, os casos que estão presentes no filme, interagem
diretamente com tal definição de ética, ou seja, estão atrelados aos
questionamentos que fazemos diante de situações cotidianas, que são elas: “Quero?
Devo? Posso?”. De tal modo, será abordado o quarto, o quinto e o sexto caso do
filme, para que sejam destacados alguns aspectos positivos e negativos a favor
da ética.
De
início, o quarto caso aborda a história de um engenheiro que realiza implosões
de prédios e que é julgado injustamente pelo sistema corrupto apos se deparar
diante de um problema no momento em que estaciona seu carro em um local
impróprio; e que não recebe o devido carinho da família, segundo ele. A partir
desses fatos, para se vingar dessa situação, ele explode um automóvel próximo
ao local em que foi destratado. O quinto caso aborda a história de um rapaz que
atropela uma mulher grávida matando mãe e filho e os pais do mesmo pagam
advogados impropriamente para colocarem o jardineiro da família como culpado,
deixando o filho livre da punição. E o sexto e último caso, destacado aqui,
aborda a história de uma noiva que descobre que é traída pelo seu marido no
momento em que ela vai dançar com ele, então ela se descontrola e destrói todo
o salão do evento e agride a amante. Todos os três casos mostram que não foi
feito uma reflexão profunda sobre as situações enfrentadas por cada um dos
indivíduos afetados.
Para
o filosofo Kant, o caráter só poderia ser considerado ético se o indivíduo que
cometeu a infração ou a vingança, onde são baseadas as situações dos casos
citados, estivesse disposto a aceitar que fizessem com ele o mesmo que ele fez
com os outros indivíduos. O principio da ética Kantiana tem como visão o fato
de que muitas vezes o indivíduo tem que fazer uso de práticas que podem estar
em conflito com a própria ética interna. Levando muitas vezes ao arrependimento
e causando mágoas aos envolvidos. (2009) No artigo sobre princípio e a lei
universal, Kant caracteriza como um poder de escolha racional na medida em que
este é exercido com base em regras dadas pela razão, mas também como sensitivo
na medida em que pode ser afetado por estímulos sensíveis, isto é, como um
poder de querer imperfeitamente racional, que "nem sempre faz algo pela
simples razão que lhe é representado que é bom fazê-lo". Com efeito, que
tenhamos semelhante poder de escolha é algo que só podemos saber empiricamente
e, nesse sentido, pode-se dizer que o conceito do arbítrio humano é um conceito
empírico. (ALMEIDA, A.G, 2006).
Dada
as definições da ética, se observa a ação dos indivíduos deferida em cada caso.
Foi tomada a decisão para agir de forma como cada um tem construído seus conceitos
intrinsecamente ao longo do tempo e de acordo com os estímulos sensíveis presente
no momento, tornando as situações tanto racionais como irracionais.
Segundo
Mario Sérgio Cortella, a ética pressupõe a liberdade, a capacidade de decidir,
de escolher e de julgar. Nos casos do filme em destaque é visto que os
condutores das atitudes violentas não usaram da racionalidade, usaram seu
direito de escolha a favor próprio; julgando limitadamente. Ainda, ele disserta
sobre a aceitação do relativismo ético onde explica que é diferente da
relatividade ética porque relativismo pode trazer vantagens sobre as pessoas,
seja ela de boa ou má índole; pode considerar que é a “lei do mais forte”,
vence quem tem mais vantagem.
Na
ética da conveniência é abordado esse relativismo, trazendo para dentro da
convivência em geral. Como visto nos casos se a intenção de cada pessoa era a
vingança ou ganhar vantagem, era aceitável que cometessem infrações ou danos a
outras pessoas. Isso tudo porque a vingança e a vantagem sobre o outro era mais
forte do que agir de forma ética, pois tais atos pressupõem a ética no
contexto.
Alem
disso, Cortella ainda diferencia dilema ético e conflitos éticos. Dilema ético
é o que acontece nos casos abordados no filme, pois dilema é definido a partir
da necessidade de escolhe entre duas coisas mais apenas uma é considerada eticamente
saudável. Como visto nos casos, “eu quero explodir aquele órgão público para me
vingar”, mas eu “não quero infringir a lei”, “eu quero fugir das minhas
obrigações com a polícia”, mas eu “não quero ser preso”. Ambas as situações as
pessoas envolvidas desejam, mas teriam que escolher entre uma das duas as quais
podem desviar para um começo do dilema. Conflito ético é quando a pessoa deseja
duas coisas aceitáveis, mas que só pode escolher uma. Cortella mostra um
exemplo bem clássico dentre muitos episódios sociais que é sair com os amigos
ou ficar com a esposa. Ambos são aceitáveis eticamente e nenhuma a pessoa tem
obrigação, mas terá que escolher uma das situações. As diferenciações de ambas
as partes da ética estão bem divididas, presentes na sociedade e envolvem as situações
cotidianas das relações humanas; visto que no filme demonstra as situações partindo
de cada cultura proposta e situação empírica.
Referências Bibliográficas
ALMEIDA,
ANTÔNIO, Guido. Sobre o princípio e a
lei universal do Direito em Kant. Kriterion/Revista de Filosofia. Vol.47
no. 114 Belo Horizonte Dec. 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2006000200002>.
Acesso em: 17 de Jun.2017.
CORTELLA,
MARIO, Sergio. Educação, Convivência e
ética [livro eletrônico]: audácia e esperança/São Paulo: Cortez,
2015.1,1Mb;PDF. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ba2ZCgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA9&dq=%C3%A9tica+mario+cortella&ots=hg3W6x9hym&sig=9nZ5uxql0mMvR_FdSPnaO2Fccjo#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 17 de Jun.2017.
CORTELLA,
MARIO, Sergio. Não se desespere! :
provocações filosóficas/ Petrpolis, RJ: Vozes, 2016.
MARCONDES,
Danilo. Textos básicos de ética: de
Platão a Foucault, 4.ed. Rio de Janeiro; Jorge Zahar. Ed.2009.
143p(p09-p14).
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