Texto baseado no tema proposto pela Faculdade- disciplina de Sociedade e contemporaneidade: opinião sobre educação na era digital, bem como o trabalho e o emprego num mundo de novas tecnologias em que a questão ambiental passa a ser central
Foto de: Gabriela Silva de Abreu |
Baseado em noticiários, opiniões alheias, dentre outros diversos meios de se obter informação, nota-se que a tecnologia anda a passos largos em seu desenvolvimento. Influenciando o ser humano a se adaptar conforme as novas criações, deixando seu rastro em cada setor de sobrevivência. Sendo assim, fica a critério da decisão de cada indivíduo ser influenciado ou não e saber lidar com as circunstancias da nova ferramenta.
As novas mudanças no cenário da política, da educação, do emprego, do trabalho, do ambiente são bem aparentes. Todos esses campos vem se adaptando conforme a necessidade do indivíduo. A tecnologia trouxe uma ideia onde tudo tem que ser na hora e de imediato. Grande exemplo está no novo método de educação que escolas e centros particulares vem oferecendo, pois não há mais aquela atenção do aluno a coisas que não sejam informatizadas. O aluno não quer mais aquele giz, nem aquele quadro e muito menos aquele professor falando lá na frente. Todavia, o aluno quer informação e aprender mais rápido, quer “coisas interessantes”, quer fazer diferente.
Também a tecnologia vem fazendo pequenas mudanças no cenário político. O indivíduo votante não quer mais demora em respostas que já se tornaram instantâneas. Ele quer agilidade, fazendo com que os políticos se agilizem na mesma hora, tomando as devidas atitudes e reflexões sobre o assunto e trazendo resultados.
Umas das mudanças mais impactantes que relaciona todos os campos está baseado na nova era de emprego e trabalho. Isso influencia tanto na política, quanto no ambiente e educação. O país mudou a forma de pensar, empregos se tornaram obsoletos, pessoas desprovidas de cultura e de conhecimento foram ficando para escanteio. Novas funções foram surgindo, obrigando os empregados a se armarem de mais conhecimento e experiência do que ficar na mesmice. Com isso tudo o que foi preciso? Foi preciso a adesão geral à tecnologia em massa. Que resulta em novos trabalhos, extinção de setores nas empresas, como no filme do Charlie Chaplin. Assim dando lugar para quem sabe mais e tem mais chance de desenvolvimento e visão de futuro.
Tudo isso que foi dito até agora não ocorreria sem um ambiente, claro! Do qual a tecnologia vem modificando. Uma coisa leva a outra nesse cenário que não tem fim. Com o desenvolvimento de novas tecnologia a natureza teve que ser explorada com seus proventos, logo ela começou a dar resultados de escassez, então deu início as novas leis ambientalistas.
Foi então que criaram várias maneiras e formas de fazer com que indivíduos e empresa se tornassem sustentáveis e repensassem os desperdícios e olhassem a natureza de forma acolhedora. As empresas então viram uma forma de competição no mercado através da sustentabilidade, mais uma vez prova que a tecnologia influencio e juntou tudo formando um grande ciclo: nascimento-crescimento-tecnologia-informação-educação-politica-trabalho-emprego-economia-sociedade...Ou seja, tecnologia sem mídia não é tecnologia. Quem gera a mídia são os indivíduos e suas ações.
Referências Bibliográficas
Fonte de pesquisa: Livro de Sociedade e Contemporaneidade retirado da biblioteca Campus Ulbra São Jerônimo-RS
Comentários
Postar um comentário